Skip NavigationSkip Navigation
National Institute of General Medical Sciences
National Institute of General Medical Sciences
National Institute of General Medical Sciences
Casa das Ciências
Order a Free Copy | Feedback | More Publications | NIGMS Home
A Química da Saúde

Glossário

A | B | C | D | E | F | G | H | I
L | M | N | O | P | R| Q | S | T

Ácido nucleico Uma molécula de grandes dimensões, constituída por unidades de nucleotídeos; inclui quer o RNA, quer o DNA.

Alcaloides Uma classe de mais de 3000 substâncias químicas que contêm azoto (tais como a cafeína e a cocaína) que são produzidos por plantas, mas que têm efeitos nos humanos e nos animais.

Amilase Uma enzima encontrada na saliva que degrada o amido em açúcares simples.

Aminoácidos Uma classe de 20 unidades químicas que são as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas.

Anabólica Um tipo de reação ou série de reações através da qual são sintetizadas moléculas complexas a partir de moléculas simples; o oposto de catabólica.

Anticorpo catalítico Um anticorpo que acelera uma reação química; também designados "ab enzymes" (de antibody e enzyme), estes anticorpos utilizam uma molécula denominada hapteno para simular o estado intermédio "de transição" de uma reação.

Aquacultura A produção aquática de animais e plantas destinados à alimentação ou a outros fins.

-ase Um sufixo comum a muitas enzimas, mas não a todas.

Átomo A mais pequena partícula de matéria que preserva a propriedade de um elemento na tabela periódica; os átomos são constituídos por partículas subatómicas denominadas eletrões, neutrões e protões, os quais, por sua vez, são constituídos por partículas subatómicas ainda mais pequenas, tais como os quarks.

ATP Adenosina trifosfato; a unidade de troca energética do metabolismo em todos os organismos.

ATP sintetase Uma enzima nas mitocôndrias, que produz ATP ao adicionar um grupo fosfato à molécula de ADP.

Base Uma unidade estrutural de DNA que contém azoto; os dois tipos de bases são as purinas adenina (A) e guanina (G) e as pirimidinas tiamina (T) e citosina (C).

Bi Um prefixo que significa dois.

Biochip Um aparelho electrónico que contém materiais orgânicos.

Biologia dos hidratos de carbono/carbohidratos Um ramo da química dedicado ao estudo dos inúmeros tipos de moléculas de hidratos de carbono.

Biologia estrutural Um ramo da biologia dedicado ao estudo das estruturas tridimensionais das proteínas e de outras moléculas para ajudar a compreender a sua função na célula.

Biopolímero Num organismo vivo, qualquer molécula de grandes dimensões (como por exemplo uma proteína, o ácido nucleico, um lípido ou um polissacarídeo) elaborada a partir de componentes mais pequenos.

Bioquímica O estudo científico da química das células, dos tecidos, dos órgãos e dos organismos vivos.

Biossensor Um sistema ou aparelho que deteta uma ou mais substâncias químicas em material biológico.

Biotecnologia A utilização industrial de organismos vivos ou de métodos biológicos decorrentes de investigação básica; os exemplos vão desde a engenharia genética até ao fabrico de queijo ou pão.

Catabólica Um tipo de reação ou série de reações no qual moléculas complexas são degradadas em moléculas simples; o oposto de anabólica.

Catalisador Uma substância que acelera uma reação química ou bioquímica que ocorreria de qualquer forma (independentemente da ajuda), mas a uma velocidade menor; as enzimas são catalisadores biológicos.

Chaperone Qualquer classe de proteínas que auxilia as proteínas a dobrarem-se sobre si mesmas ou que acompanha as proteínas ou outras moléculas através da célula.

Cianobactéria Um tipo de bactéria que habita em rochas ou solos húmidos, ou em água doce ou salgada, que realiza fotossíntese, um processo através do qual luz, energia, água e dióxido de carbono são convertidos em oxigénio e hidratos de carbono (açúcares).

Ciência Forense A aplicação de conhecimento científico a questões do foro judicial civil e criminal.

Cofator Uma molécula auxiliadora (quer inorgânica, como um ião metálico, quer orgânica, como uma vitamina) necessária a uma enzima.

Colesterol Um lípido exclusivo de células animais, que é utilizado na construção de membranas celulares e como unidade estrutural para algumas hormonas.

Coprófilo Um organismo que vive nos excrementos.

Di- Um prefixo que significa dois.

DNA (ácido desoxirribonucleico) Uma molécula de cadeia dupla que codifica informação genética; constituída por quatro nucleotídeos que contêm as bases adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).

DNA polimerase Uma enzima que copia e, por vezes, repara o DNA.

Elemento Uma substância química pura, cujo átomo tem um número atómico distinto e que não pode ser separada em substâncias simples através de meios químicos; um constituinte da tabela periódica.

Eletrólito Uma molécula carregada eletricamente (tal como o ião sódio ou potássio) e que está presente nos fluidos corporais.

Enantiómero Uma das duas formas estereoisómeras (imagens uma da outra e não sobreponíveis) de uma molécula quiral.

Endotoxina Qualquer uma das classes de lípidos que se encontram na membrana externa de uma bactéria Gram-negativa; nas pessoas, as toxinas provocam diarreia e/ou choque séptico.

Engenharia Genética A manipulação dos genes de um organismo — introduzindo-os, eliminando-os ou alterando-os — através de técnicas de biologia molecular modernas.

Engenharia Metabólica A alteração dirigida e intencional (recorrendo a técnicas de engenharia genética) das vias metabólicas de um organismo no sentido de compreender melhor o funcionamento dessas vias ou de as reorientar a fim de criar um conjunto de produtos diferentes.

Enterococos Bactérias intestinais, que frequentemente são resistentes ao antibiótico vancomicina.

Enzima Uma molécula que atua como catalisador, acelerando reações químicas.

Espectrometria de Massa Uma técnica utilizada para determinar a composição e abundância dos átomos numa substância molecular, a partir de uma quantidade muito reduzida de amostra.

Espectroscopia de ressonância magnética nuclear Uma técnica utilizada para estudar as propriedades físicas, químicas e biológicas da matéria; neste método, os cientistas submetem uma molécula a uma fonte magnética forte e observam o que acontece aos átomos que a constituem, o que fornece informação acerca da composição da molécula.

Estado de transiçãoA forma ativada de uma molécula que sofreu parcialmente uma reação química.

Farmacogenética O estudo do modo como a informação genética dos indivíduos afeta a sua resposta aos medicamentos.

Fenilcetonúria Uma doença genética na qual o organismo não é capaz de degradar o aminoácido fenilalanina; abreviadamente PKU.

Fisiologia O estudo do modo como os organismos vivos funcionam.

Fluorescência A propriedade de emitir luz a um determinado comprimento de onda (comprimento de onda de emissão) aquando da exposição a luz de um menor comprimento de onda (comprimento de onda de excitação).

Força van der Wals Uma força física fraca que liga duas moléculas ou duas partes diferentes da mesma molécula.

Fosfo- Um prefixo que significa contém fosfato.

Fosfolípido Um lípido constituído por glicerol e ácidos gordos, com um grupo fosfato ligado.

Fosfotriesterase Uma enzima produzida por bactérias que degrada organofosfatos, tal como o gás Sarin.

Glicolípido Um lípido ligado covalentemente a um açúcar.

Glicoproteína Uma proteína ligada covalentemente a um açúcar.

Glicosaminoglicano Uma molécula de grandes dimensões que se encontra na superfície de células revestidas por membrana, e que é constituída por uma rede de cadeias de açúcares, longas e ramificadas e moléculas mais pequenas que contêm azoto.

Grupo fosfato Uma unidade química constituída por um átomo de fosfato ligado a quatro átomos de oxigénio; frequentemente surge ligado a outras moléculas biológicas, como por exemplo proteínas, açúcares e lípidos.

Grupo protetor Uma unidade química amovível utilizada pelos químicos sintéticos para tapar intencionalmente determinadas regiões de uma molécula, de modo a que não reajam com outros compostos durante uma reação.

Hexa- Um prefixo que significa seis.

Hidrato de Carbono/Carbohidrato Um composto químico constituído por uma cadeia ou anel de átomos de carbono aos quais estão ligados átomos de hidrogénio e oxigénio numa proporção definida (2:1); incluem açúcares simples, como a glicose e açúcares complexos, como a quitina (o exoesqueleto dos caranguejos).

Hidrocarboneto Uma molécula orgânica constituída apenas por átomos de hidrogénio e de carbono.

Ião Um átomo carregado eletricamente.

-ina Um sufixo comum a muitos aminoácidos.

Inflamação A reação do organismo a estímulos nocivos ou partículas estranhas, que resulta em edema, vermelhidão e dor.

Inorgânico Descreve uma substância que não deriva de um organismo vivo e/ou que não é constituída por carbono e hidrogénio (um hidrocarboneto).

In silico - Literalmente "em silício"; referente a investigação realizada apenas com computadores.

Ligação Forças físicas que unem dois átomos numa molécula.

Ligação covalente Uma força que une dois ou mais átomos, formada quando eletrões migram entre os núcleos dos átomos (e são, assim, "partilhados").

Ligação dupla Um tipo de ligação covalente no qual dois átomos partilham dois pares de eletrões.

Ligação iónica Uma força que une dois átomos carregados eletricamente (denominados iões).

Ligação peptídica O elo químico que une os aminoácidos nos péptidos e nas proteínas.

Lípido Um composto gorduroso, ceroso ou oleoso que não é solúvel em água; contém hidrogénio, carbono e oxigénio, mas proporcionalmente muito menos oxigénio do que os hidratos de carbono.

Lípido A Um componente essencial do lipopolissacarídeo.

Lipo- Um prefixo que significa lípido ou gordura.

Lipopolissacarídeo Um constituinte integrante da membrana celular externa de determinados tipos de bactérias (as denominadas estirpes Gram-negativas).

Membrana plasmática A membrana que separa os conteúdos de uma célula do seu ambiente externo; consiste numa dupla camada de fosfolípidos com proteínas associadas.

Metabolismo Um conjunto de reações catalisadas por enzimas que ocorrem num organismo vivo, responsáveis pela síntese e degradação de moléculas orgânicas, com produção ou consumo de energia.

Metabolito Um intermediário químico em reações metabólicas.

Metátese de olefinas (transalquilidenação) Uma reação química na qual todas as ligações duplas numa molécula de hidrocarboneto são quebradas e depois reorganizadas.

Nano- Um prefixo que significa um milésimo de milionésimo.

Nanotecnologia Um ramo da ciência e da engenharia dedicado à conceção e produção de aparelhos e circuitos eletrónicos extremamente pequenos, construídos a partir de átomos e moléculas individuais.

Neoglicopolímero Uma cópia de uma glicoproteína; uma molécula sintética constituída por polímeros com hidratos de carbono ligados.

Nucleotídeo Uma subunidade de RNA ou de DNA, que contém uma base, um grupo fosfato e um açúcar; milhares de nucleotídeos associam-se para formar uma molécula de DNA ou de RNA.

Oligossacarídeo Uma molécula elaborada a partir da associação de vários açúcares simples.

Orgânico Que contém carbono.

Organismo modelo Bactéria, animal ou planta utilizada pelos cientistas no estudo de questões relacionadas com pesquisa básica; organismos modelo comuns incluem leveduras, moscas, vermes, rãs e peixes.

Organofosfato Uma classe de moléculas orgânicas tóxicas que contêm fosfato e, frequentemente, fluoreto, que são utilizadas como inseticidas e gases que afetam o sistema nervoso (como o gás Sarin); muitas destas moléculas inibem a atuação de uma enzima (acetilcolinesterase), que recicla um importante químico cerebral, denominado acetilcolina.

-ose Um sufixo comum a muitos hidratos de carbono.

Oxo- ou Oxi- Prefixos que significam "contém oxigénio".

Péptido Uma molécula que consiste numa cadeia de aminoácidos; um pequeno fragmento de proteína.

Peptidomimético Um composto químico que simula a capacidade de um péptido reconhecer determinadas moléculas fisiológicas, tais como proteínas e DNA.

Polímero Uma molécula de grandes dimensões formada através da combinação de muitas moléculas semelhantes e mais pequenas.

Polissacarídeo Qualquer uma das classes de hidratos de carbono constituídas por cadeias de açúcares simples.

Produto Substância formada como resultado de uma reação química.

Proteína Uma molécula de grandes dimensões constituída por uma ou mais cadeias de aminoácidos com uma ordem específica e com uma forma dobrada, determinadas pela sequência de nucleotídeos no gene que a codifica.

Química combinatória Associação aleatória de várias unidades químicas em grandes “bibliotecas” de novos compostos sintéticos.

Química orgânica Um ramo da química dedicado ao estudo das estruturas, da síntese e das reações de compostos que contêm carbono.

Química sintética Um ramo da química no qual os químicos criam métodos para produzir compostos específicos com interesse e/ou desenvolvem novas reações químicas com este objetivo.

Química supramolecular Um ramo da química no qual os investigadores estudam as interações estabelecidas entre duas moléculas (naturais ou sintéticas) com o objetivo de simular ou inibir o efeito biológico provocado por esta interação.

Quiralidade A capacidade de uma substância química existir em duas formas não sobreponíveis à sua própria imagem num espelho, cada uma das quais roda o plano da luz polarizada em direções opostas.

Ribonucleotídeo redutase A enzima que catalisa a conversão de nucleosídeos em desoxinucleosídeos em todos os organismos.

RNA Ácido ribonucleico; uma macromolécula (substância química) que se encontra nas células, que atua como intermediário na síntese proteica.

Síntese proteica O processo através do qual o código genético transportado pelo RNA mensageiro determina a produção de proteínas a partir de aminoácidos, nos ribossomas.

Substrato Uma molécula sobre a qual uma enzima atua.

Substrato suicida Um substrato enzimático que, por si só não é tóxico, mas que dá origem a um produto metabólico tóxico.

Superóxido dismutase Uma enzima que contém cobre e zinco, presente em todos os organismos que utilizam oxigénio, que sequestra radicais livres, convertendo-os em peróxido de hidrogénio e oxigénio.

Taxa de reação Uma medida da velocidade de uma reação química.

Teste clínico Um estudo científico no qual investigadores-médicos estudam os efeitos de potenciais medicamentos em pessoas; normalmente é conduzido em três fases (I, II e III), que determinam, respetivamente, a sua segurança, se o medicamento funciona e se é melhor do que as atuais terapias.

Toxina Uma substância venenosa.

Tri- Um prefixo que significa três.

Topo

Order a Free Copy | Feedback | More Publications | Search Publications | NIGMS Home

National Institute of General Medical Sciences
National Institutes of Health, Bethesda, MD
Revised 2005
Casa das Ciências
Traduzido e Adaptado
Outubro de 2011