Esta animação representa o movimento helicoidal
de um ponto material. As equações paramétricas da hélice (em função do tempo) são dadas por: X = R.cos (ωt) Y
= R.sen (ωt) Z = a.t Se a pá a da hélice
é nula, então o movimento é circular uniforme.
A animação:
O botão [RaZ] permite retomar a animação. A caixa de opção permite
escolher o passo da hélice (espaço percorrido na vertical por cada volta). Quando a opção Raios está seleccionada,
o programa mostra o raio vector (azul) e as suas projecções sobre o plano
XOY e sobre o eixo OZ (cinza), bem como o vector velocidade (verde).
Depois de pressionar o botão do esquerdo do rato, basta deslizar o ponteiro na área da animação para alterar o ângulo de visão
da animação. Pressionando o botão direito provoca a paragem temporária da animação. Visualze
o movimento quando OZ é normal ao plano de projecção e depois quando OZ está contido neste plano.
Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles Université du Maine - Le Mans Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências
por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Abril de 2011