Ponte de Sauty
  Princípio:

A Ponte de Sauty consiste em dois resistores, dois capacitores, um gerador de tensão senoidal e um detector com uma grande impedância de entrada.
R1 et R2 são constituídos por um potenciômetro cujo controle deslizante é conectado ao detector, Co é um capacitor de valor conhecido e Cx é o capacitor de valor desconhecido.
Como a resistência de fuga dos capacitores modernos é muito grande, no equilíbrio pode-se escrever (a impedância de um capacitor é Z = 1/Cw) :

Cx = Co.R1/R2

No equilíbrio de uma ponte, os produtos cruzados das impedâncias são iguais.


A sensibilidade ótima de uma ponte é obtida quando as 4 impedâncias possuem valores semelhantes. Como a impedância dos capacitores é alta, um potenciômetro com uma resistência bastante grande deve ser usado.
Observação:
Esta técnica de medição de capacidade é obsoleta. Agora usamos o seguinte método:
O capacitor a ser medido é carregado com um gerador de corrente constante I0 até que a tensão no capacitor atinja o valor U. Como Q = CU = I0t, o valor de C é proporcional à duração da carga.


Utilização:
Um clique no botão [Novo] causa o cálculo de um valor aleatório de Cx.
Com o controle deslizante do potenciômetro encontre o equilíbrio da ponte.
Para equilibrar a ponte, é necessário tomar um valor adequado para Co.
Quando vários valores de Co são possíveis, é necessário escolher aquele que permita o equilíbrio com o valor da razão R2/R1 mais próximo de 1.
Quando a tensão no detector se torna menor que 1 V, o ganho é multiplicado por 10 (um ponto colorido acende na imagem do detector).
Um clique no botão [Resposta] exibe o valor de Cx.

Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans