Ponte de Owen
  Princípio:

A ponte de Owen consiste em um resistor fixo P de um capacitor fixo C, um resistor variável Rv em série com um capacitor variável Cv e finalmente uma indutância desconhecida modelada por uma indutância pura Lx em série com um resistor Rx.

Note que se a tensão entre os terminais do detector for zero, temos as relações:

Rx = P.C / Cv     (1)

Lx = P.C.Rv    (2)

Contrariamente à Ponte de Maxwell, é impossível equilibrar esta ponte continuamente. Como resultado, a ponte é bastante difícil de equilibrar: é necessário proceder por tentativa e erro para encontrar o valor de Rv e o de Cv que dão o equilíbrio.
Na aplicação, Cv é variado simplesmente arrastando um controle deslizante. Com uma montagem real, é necessário manipular uma série de interruptores e o ajuste dessa ponte é tedioso.
O cálculo do valor literal do valor efetivo da tensão nos terminais do detector sendo bastante difícil, usei um cálculo puramente numérico dessa tensão.

A realização prática desta montagem requer certos cuidados. Por razões de segurança, a massa dos dispositivos está ligada à terra. Se forem usados ​​um osciloscópio convencional e um gerador BF, um terminal do gerador é conectado a um terminal do osciloscópio. É necessário utilizar um osciloscópio diferencial que possibilite isolar os terminais de entrada do terra ou um gerador BF de dupla isolação cujas saídas são isoladas do terra.


A aplicação:
A aplicaçãos imula uma ponte Owen com P = 500 W et C = 0,2 µF.
Um clique no botão [Novo] causa o cálculo de um valor aleatório de Lx e Rx.
Quando a tensão V nos terminais do detector fica muito baixa, o ganho é multiplicado por 10 (um ponto colorido acende na imagem do detector).
Ajuste os controles deslizantes para variar Cv e Rv para equilibrar a ponte.
Por exemplo, podemos varrer toda a faixa de variação de Rv e procurar um mínimo de V. Em seguida, varie Cv para melhorar esse mínimo e varie Rv ...
Se o primeiro mínimo não for encontrado, modifique o valor inicial de Cv e retome a variação de Rv.
Deduza os valores de Lx e Rx.
Um clique no botão [Resposta] exibe o valor de Lx e Rx.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans