Disjuntor diferencial

   Descrição:
Por razões económicas, o "neutro" das redes de distribuição eléctrica é ligado à terra. Assim, neste contexto, o contacto com um fio não isolado é perigoso. Para assegurar uma melhor segurança, são usados disjuntores diferenciais.
Num núcleo magnético de boa qualidade, são colocadas duas bobinas idênticas, B1 e B2. A bobina B1 é ligada à fase e ao terminal de entrada do circuito utilizado.  A bobina B2 é ligada ao neutro e ao terminal do circuito utilizado.
No núcleo é adicionada uma terceira bobina Bm.
Na ausência de padrão, a intensidade que circula entre as duas bobinas é a mesma. O sentido das bobinas é escolhido de forma a que os fluxos induzidos sejam de sentidos opoostos. Não há tensão induzida entre as boninas Bm. Se pelo contrário, há uma corrente de fuga entre a fase e a terra, a corrente que circula em B1 é superior àquela que circula em B2. Surge uma tensão induzida em Bm.
Bm está ligada por intermédio de um circuito de reparação da bobina do retransmissor. Quando o valor da corrente induzida ultrapassa um determinado valor, o retransmissor abre o circuito.
É necessário utilizar um retransmissor para obrigar o utilizador a reiniciar o dispositivo após a supressão de defeito.
Em França, à entrada de cada instalação doméstica, é instalado um disjuntor diferencial projectado para ser activado no caso de uma corrente superior a 500 mA. É recomendado, para locais de risco, instalar disjuntores muito mais sensíveis (limite de 30 mA), que eliminam totalmente o risco de electrocussão entre a linha eléctrica e a terra.


A aplicação:
O programa representa esquematicamente uma instalação com um disjuntor diferencial. As bobinas B1 e B2 são representadas pelos rectangulos a azul, a bobina de medida pelo rectangulo vermelho, o retransmissor e o seu circuito de reparação pelo rectangulo amarelo.
A resistência ajustável e o amperímetro localizado no quadrado violeta são o defeito do isolamento do circuito.
Com o cursor do rato, é possível fazer deslizar o cursor branco. Quando a corrente atinge 50 mA, o retransmissor abre o circuito.
Para repor os valores iniciais, é necessário clicar no botão "K" . Isto só é possível se a corrente que existe por defeito for inferior ao valor nominal.  



Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010