Telescópio de Newton


  Notas:
Newton concebeu o telescópio em 1668 utilizando um espelho côncavo-esférico em bronze polido. Este espelho M1 (representado a azul à direita) dá de um objecto situado no infinito uma imagem localizada à frente do espelho. Para observar esta imagem, é necessário utilizar um segundo espelho, M2 (a azul também, inclinado a 45º ao centro) inclinado que envia os raios para fora do eixo do espelho esférico.
Newton utilizou um espelho plano com uma inclinação de 45° relativamente ao eixo óptico. Uma ocular, definida sobre a imagem do plano focal de M1 dado por M2, permite a análise final.
O principal interesse do telescópio de Newton relativamente às lentes utilizadas naquela altura é a ausência de aberrações cromáticas. Os primeiros telescópios utilizavam um espelho em vidro prateado, datado de 1857 (Foucault). Actualmente, para diminuir as aberrações geométricas, usam-se espelhos parabólicos (de grande abertura, de modo a recolher o máximo de luz).


A aplicação:
O espelho côncavo dá de um objecto localizado no infinito, uma imagem real B situada no plano focal de M1. O espelho plano M2 dá de B uma imagem real A.
Uma ocular representada pelo rectângulo azul, permite observar A.
Pode deslocar-se a direcção da fonte para o infinito deslizando o ponto amarelo com o auxílio do rato. A zona dos deslocamentos foi propositadamente limitada.
Os problemas das aberracções geométricas não são estudadas nesta aplicação.


Newton Isaac (1642-1727), matemático, astrónomo e físico inglês.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Maio de 2011