Olho simplificado
 

Do ponto de vista óptico, o olho comporta-se como um dioptro esférico de entrada (a córnea) acompanho pelo humor aquoso cujo índice é próximo de 1,336. Um diafragma (a íris) precede o cristalino que se comporta como uma lente biconvexa. Possui uma estrutura em camadas e ligamentos situados na periferia que modifica alternadamente ou a sua curvatura ou o seu índice. O índice médio do cristalino é próximo de 1,420. Mais no interior, encontra-se o humor vítreo de índice igual a 1,336 e logo depois a retina, onde a imagem é formada. A retina é composta por diversas camadas finas (10 a 40 µm). Uma camada é composta por cones e bastonetes que permitem a percepção das cores.
O ponto de conexão da retina com o nervo óptico é desprovido de receptores: é uma zona dita "cega" (veja o teste).
O diâmetro do olho é de cerca de 5 cm e a sua massa é de cerca de 8 gramas.
O desenvolvimento resulta das modificações da convergência da lente pelos seus ligamentos periféricos: é a acomodação.
O olho é modelado por uma lente convergente cuja convergência pode ser variada usando a acomodação do controle deslizante. Olho normal (emetrópico)
Os raios de uma fonte situada a alguma distância do ponctum remotum (Pr) converge normalmente na retina sem que o cristalino mude de forma (não a acomodação). Os fenómenos reflexos modificam o cristalino (aumento da sua convergência) e asseguram uma visão clara dos objectos situados próximo do ponctum proximum (Pp). Para os mais jovens, o Pp é de cerca de 10 cm, sendo que vai aumentando com o envelhecimento.
No applet, o traçado violeta indica a distância entre Pr e Pp.
Olho miope
O olho miope é muito comprido ou convergente. Sem acomodação, a imagem forma-se antes da retina e a visão é turva. Pp é mais pequeno do que para um olho normal. Para corrigir o defeito, é colocada diante do olho uma lente divergente que dá do ponto situado no infinito uma imagem em Pr. Para um meio miope, Pr é próximo de 30 cm: corrige-se com uma lente de -3 dioptrias. Em virtude da correcção é necessário acomodar melhor a visão de perto. Um miope retira os óculos para ler ao perto com menos cansaço.
Olho hipermetrópico
O olho hipermetrópico é muito curto ou não completamente convergente. Sem acomodação, Pr está atrás do olho (é virtual). Pp é maior do que para um olho normal. Para corrigir este defeito, é colocada em frente ao olho uma lente convergente que dá do ponto no infinito uma imagem localizada em Pr. A correcção não implica uma acomodação suplementar para a visão ao longe.
Olho astigmático
Este defeito resulta de irregularidades na curvatura da córnea ou do cristalino. Um astigmático não pode ver nitidamente em duas direcções ortogonais e de forma simultânea. Este defeito é corrigido com lentes cilíndricas ou em toro.
Teste: Coloque-se à distância de 60 cm do ecrã e olhe a mira. Se certos traços forem mais claros do que outros é porque você é astigmático. Se inclinar a cabeça, os traços ficarão nítidos com o movimento.
Olho presbiópico
Com a idade capacidade de acomodação vai decaindo, tornando-se necessário corrigir a visão de perto e de longe com lentes bifocais ou progressivas.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Março de 2011