Fotómetro de Lummer e Brodhun


  O fotómetro de caixa de Lummer e Brodhun:
A principal medida da fotometria é a intensidade de uma fonte numa dada direcção. Em geral, é feita a comparação da fonte estudada com uma fonte padrão.
As duas fontes de luz de difusores idênticos são examinados sob um mesmo ângulo. Nestas condições a igualdade da iluminação leva à igualdade na intensidade das fontes.
No fotómetro de Lummer e Brodhun, as duas fontes iluminam as duas faces de um ecrã difusor AA'. Dois espelhos M e M' enviam a luz para o "cubo" PQ, composto por dois prismas de refexão total acopolados.
A junção é conseguida através de uma gota de bálsamo do Canadá no centro das faces e pressionando os dois prismas. A gota de bálsamo espalha-se formando um círculo tornando o centro do prisma transparente. Nas zonas não cobertas com bálsamo, a reflexão é total.
Para o observador a área circular corresponde à fonte padrão (raios azuis) e a periferia à fonte a estudar (raio vermelho).
Ao alterar a distância entre as fontes e o difusor verifica-se a uniformidade da iluminação; ao fazer isto, a linha de separação entre os dois meios desaparece.
REPARE QUE: nesse contexto temos I0 / D02 = Ix / Dx2.
O bálsamo do Canadá é uma terebintina extraída da resina de uma árvore frequentemente utilizada em óptica para efectuar as colagens.
O bálsamo é transparente e o seu índice (1,55) é próximo do das lentes. Quando polimerizado, é amorfo e liquefaz-se por aquecimento, podendo ser eliminado por dissolução em xileno.
Evite colocar aparelhos de óptica perto de fontes de calor para evitar o risco de descolar (ou deslizar) as lentes coladas ao bálsamo.

A aplicação:
Clique no botão [Novo] para alterar (valores aleatórios) o valor da intensidade da fonte desconhecida.
Alcance o equilíbrio dos meios luminosos fazendo deslizar, com o auxílio do rato, o cursor verde, alterando a distância da fonte desconhecida ao difusor.
Deduza a relação das intensidades das duas fontes. (a fonte padrão é colocada a 1 metro do difusor).


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Fevereiro de 2011.