Espelho Plano - Complemento de Informação

Esta página é um complemento de informação para o applet que representa a construção de uma imagem num espelho plano.



Este objecto está directamente relacionado com a Unidade de Sustentabilidade na Terra, da componente de Física e Química do programa de Ciências Físicas e Naturais do 3° Ciclo do Ensino Básico podendo ser aí utilizado. Este é o Terceiro dos temas organizadores do programa e, no sub-tema Som e Luz, concretamente nas propriedades e aplicações da luz, sugere o programa: " Realizar experiências de modo a estudar a reflexão (usando diferentes tipos de espelhos) e a refração da luz (usando diferentes tipos de lentes e lâmina de faces paralelas). A pesquisa sobre a constituição do olho humano, as doenças de visão e o modo de as prevenir, assim como a evolução da tecnologia associada a este campo da saúde constitui um assunto importante a ser explorado pelos alunos."
Este applet, bem como as suas complementaridades podem ser usadas, quer ao nível da pesquisa e do trabalho a realizar pelos alunos, quer na sala de aula quer fora dela, ou pode mesmo ser usado pelo professor, como uma ferramenta de motivação ou de apresentação da informação na sala de aula, devidamente enquadrada na planificação da actividade lectiva.



Além de um conjunto de imagens que ilustram o que é o resultado de uma reflexão em superfícies planas polidas (ou espelhos):

A seguir indicam-se algumas hiperligações (ativas em Setembro de 2013) que permitem melhorar a quantidade/qualidade da informação.


  • Simulação NTNU - Simulação em Java, de um portal muito divulgado em todo o mundo, muito interessante, que permite ao observador ver os raios luminosos que, partindo dos diferentes pontos de um dado objecto vão produzir a imagem reflectida. Possui mais dois applets asociados interessantes quer para motivação quer para explicitação.

  • Physics LAB - Hipertexto com uma aula do Physics LabOnline, que possui, quer o enquadramento teórico adaptado a alunos do Ensino Básico, quer exemplos interactivos bastante interessantes. Os gif's animados associados a dois dos exercícios são muito curiosos e elucidativos.

  • Vídeo sobre a imagem - Vídeo de 7 min e 31 s que ilustra as diferentes opções de imagem que se obtém num espelho plano, e na utilização de dois espelhos com diferentes ângulos entre si. Possui ainda uma interessante experiência de ilusão de ótica realizada com espelhos.

  • Vídeo do YouTube - Vídeo do popular YouTube de 3 min e 35 s que mostra com pormenor o processo de construção geométrica da imagem, bem como alguns exemplos do que se obtém como resultados.