Fazer uma rede plana


Como fazer uma rede plana:

Use um CD-R cuja gravação não tenha sido bem sucedida.
A estrutura de um CD é a seguinte: uma película para imprimir, uma película de alumínio, uma película de suporte em plástico transparente e uma película sensível que possui um um sulco em espiral.
É este sulco que vai ser usado como rede de difracção e transmissão.
Com uma faca afiada raspar com cuidado a face de impressão até ao suporte. Na área exposta, com a ponta da faca, levantar a camada de impressão. Se for tudo bem feito, obtêm-se grandes placas de alumínio. Este processo funciona muito bem com CD-R da marca AUCHAN e IMATION. Quando uma zona está suficientemente exposta, com a faca riscar muito bem o CD com dois sulcos paralelos a um raio. Partir o CD perto dos sulcos traçados.
Isto irá revelar uma tira de plástico que forma a rede.

A rede resultante é composta por cerca de 800 linhas por milímetro. Como os sulcos não são rectos, mas sim arcos circulares, apresentam-se com uma forte distorção, mas muito brilhantes.
É facilmente usado tendo um diodo laser como fonte.

Ao colocar a rede perto do olho e usando uma lâmpada de mercúrio de iluminação pública, é possível observar todas as linhas espectrais do mercúrio.

Foram testados DVD+R e DCV-R para nesta experiência e verificou-se que a camada de alumínio adere muito mais ao suporte e não pode ser removida sem danificar a superfície.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010