Alimentação estabilizada


  Alimentação característica rectangular:
O programa simula uma alimentação estável em tensão com limitação de corrente regulável. Todas as alimentações modernas são protegidas de um curto-circuito dos terminais de entrada mas é possível, com alimentção mais avançada, definir o valor da corrente máxima Im que pode ser debitada na alimentação. Quando este valor for atingido, o regulador diminui o valor da tensão de saída para que o valor Im não seja ultrapassado.
Estas fontes de alimentação possuem dois botões, um para definir a tensão do conjunto Un e outro para definir a corrente máxima Im.
A tensão de saída U e a corrente debitada I são função do valor da carga. Os valores reais correspondem ao ponto de funcionamento e não aos valores mostrados pelos botões de regulação.
Quando a tensão de saída é igual à tensão do conjunto Un, a alimentação funciona como gerador de tensão. A característica da alimentação é neste caso, a recta horizontal u = Un.
Quando a corrente de saída é igual à corrente máxima, a alimentação funciona como gerador de corrente. A característica da alimentção é, neste caso, a recta vertical i = Im
Atenção :
Se a alimentação é, desta forma, protegida contra as más utilizações do utilizador, a protecção dos componentes ligados à saída não o é devido à potência de saída U.I poder ser superior à potência máxima suportada pela carga.
A aplicação :
Comandos :
Para definir Un e Im, clique no ponto branco do botão e faça-o deslizar com o auxílio do rato.
O valor de Un é desenhado com um traço horizontal azul no próprio gráfico, o de Im por um traço vermelho vertical.
Para fazer variar o valor da carga (uma resistência pura), faça deslizar o cursor verde com o auxílio do rato. Para fazer variar o valor W da potência máxima admissível para esta resistência, faça deslizar o cursor amarelo.
No gráfico é traçada a característica u = R.i da reistência e a hipérbole de potência máxima da resistência u = W / i.
Um voltímetro e um amperímetro indicam os valores da tensão de saída e a corrente debitada.
O ponto de funcionamento (intersecção da caracterísitca da resitência com a alimentação) é indicado com um círculo vermelho.
Utilização :
Faça variar o valor da carga para ver os dois modos de funcionamento: gerador de tensão e gerador de corrente.
Faça variar o valor da potência admitida pela carga. Verificar que o funcionamento está correcto se o ponto de funcionamento está localizado por baixo do ramo da hipérbole.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010