Redes de Bravais
Sistemas e redes de Bravais:
Em 1850, Bravais demonstrou que as malhas múltiplas possuem translações semi-inteiras que permitem descrever a simetria de algumas redes.
Além da rede primitiva (modo P), devem considerar-se as redes com uma face centrada (modos A : faces (100), B : faces (010) e C : faces (001) ), todas as que possuem todas as faces centradas (modo F) e aquelas em que a malha está centrada (modo I). Para translações inteiras da rede, adicionamos ao modo C a translação T = ½( a + b ), ao modo I a translação T = ½( a + b + c ) e ao modo F as translações T1 = ½( a + b ), T2 = ½( b + c ) e T3 = ½( c + a ).
Todos os modos referidos não são possíveis em cada um dos sistemas: com a escolha adequada de vectores de base, é por vezes possível obter uma malha múltipla reduzida e que conserva a simetria da rede.
Sistema triclínico : a ¹ b ¹ c; a ¹ b ¹ g ¹ 90°.
A malha múltipla que pode ser construída neste sistema não possui mais do que a simetria da malha inicial. Apenas se considera o modo P.
Sistema monoclínico : a ¹ b ¹ c; a = g = 90°; b > 90°.
A transformação a1 = –c, c1 = a, muda o modo A para o modo C. A transformação a2 = a + c, c2 = c, muda o modo I para modo C. A transformação a3 = a, c3 = ½(a + c), muda o modo F em modo C. O modo B é equivalente ao modo P.
Sistema ortorrômbico : a ¹ b ¹ c; a = b = g = 90°.
Existem 4 modos possíveis P, C, I, F. Os modos A e B são equivalentes ao modo C depois de ocorrer uma permutação dos vectores de base.
Sistema trigonal : a = b = c ;a = b = g ¹ 90°.
Neste sistema, é possível somente um único modo, o modo permitivo, com a notação R (de romboédrico). Os modos do tipo C (uma face centrada) são incompatíveis com a simetria ternária. Os modos F e I são reduzidos para o modo R.
Sistema tetragonal : a = b ¹ c; a = b = g = 90°.
São possíveis dois modos, P e I. Os modos A e B são incompatíveis com a simetria tetragonal. O modo C reduz-se ao modo P através da transformação a1 = ½(a + b), c1 = c. A mesma transformação reduz o modo F ao modo I.
Sistema hexagonal : a = b ¹ c; a = b = 90°, g = 120°.
É possível somente um modo, o modo primitivo, cuja notação para este sistema é P. Os modos A, B, C, I e F são incompatíveis com uma simetria senária da rede. Por outro lado, a malha hexagonal P é compatível com os elementos da simetria trigonal.
Sistema cúbico : a = b = c; a = b = g = 90°.
São possíveis três modos P, F e I. Os modos A, B e C são compatíveis com a simetria da rede. Para as redes F e I a malha simples é romboédrica.

A aplicação :
Com o auxílio do rato é possível mudar a perspectiva da malha.
A lista de escolhas permite a selecção da rede. A caixa de opções permite visualizar ou não os vectores de base da rede (traços a azul) ou dos eixos ortogonais.
Os nós da malha são representados pelos pontos coloridos (a cor é mais escura nos nós mais distante do observador).
Nota: não confundir o nó da rede (cuja origem é arbitrária) com os átomos de uma estrutura cristalina.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans
Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010