Rotação de um cristal

  Comentários:
Clique aqui para consultar das notas teóricas sobre a construção de Ewald e o método da rotação de cristais.
O cristal gira em torno de uma recta nuvw. O applet corresponde a uma projecção da montagem de Bragg num plano normal a essa recta, que contém o feixe incidente.
Os eixos da rede recíproca e os seus nós são desenhados a azul. O volume (não nulo) dos nós é função do tamanho do cristal e dos seus defeitos. Como o raio R da esfera de Ewald é considerado igual ao da câmara, a rede recíproca é construida à escala de R.λ
Não ocorre difracção excepto quando um nó da rede recíproca penetra na esfera. Desenha-se o raio difractado e o ponto verde é o impacto do feixe com a película de registo.
É possível analisar:
  • um cristal cúbico em rotação em torno de [001]
  • um cristal tetragonal em rotação em torno de [010]
  • um cristal monoclínico em rotação em torno de [010].
    Para os planos que não o plano equatorial, o raio difractado não está contido no plano da figura. A difracção ocorre quando o nó recíproco penetra no círculo de raio Rp.


    Notas:
  • O applet coloca em evidência o facto de a duração da refracção ser função do nó recíproco que refracta. (correcção de Lorentz)
  • Quanto menor for a simetria, maior o número de pontos de difracção. Num cristal com elevada simetria, um ponto corresponde a vários "tripletos" h, k, l diferentes.


    Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
    Faculté des Sciences exactes et naturelles
    Université du Maine - Le Mans

    Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Maio de 2011
  •