Método de Laue


  Objecto:
Este programa permite traçar os digramas de difracção de Laue de um dado composto. O conteúdo da malha não é tido em conta e a curva de resposta dos anti-cátodos não é linear, a intensidade das manchas não é calculada.
O programa permite ter em conta as extinções sistemáticas do composto estudado.
Consulte as tabelas internacionais para obter a lista de extinções do grupo de espaço do composto.
Consulte o ficheiro Método de Laue para conhecer a técnica utilizada na construção do diagrama.
A aplicação :
A caixa "l min" permite escolher o valor mínimo de comprimento de onda utilizado.
Se V é a tensão de excitação do anti-cátodo, obtemos l min (en Å) = 12394 / V(en Volts).
A lista da direita permite a selecção das extinções sistemáticas do grupo a que pertence o composto estudado. São possíveis várias opções, mas a coerência delas é da responsabilidade do utilizador.
As caixas de texto no topo superior permite introduzir valores máximos dos índices e dos índices de linha de cristal que está colocado paralelamente ao feixe de raios-X incidente (inteiros!) .
Nota: A escolha de forma a que u = 1, v  =0 e w = 20, corresponde a uma linha adjacente a [001]. Isso mostra como a alteração na orientação do cristal altera a aparência do espectro.
O número de pontos depende do limite escolhido para Hm, Km e Lm. Na prática, apenas os pontos com baixos índices são visíveis.
É também possível alterar a distância entre a amostra e o filme (o valor por defeito é de 4 cm). A superfície útil é de 10 cm quadrados.
As caixas de texto inferiores permitem inserir os parâmetros da malha.
O botão [Mostrar] permite desenhar o espectro teórico. (Um clique no botão valida todos os valores que estão nas caixas de texto).
As opções[Directo] e [Retorno] permitem seleccionar o método a utilizar.
Nas imagens de transmissão (pequenos ângulos de difracção), os pontos são distribuídos por elipses. Nas imagens de retorno (grandes ângulos de difracção), os pontos são distribuídos por hipérboles.

Lembrança: Com um PC, pressionando a tecla [Impr écran] origina-se um bitmap enviado para a área de transferência. Esta imagem pode ser manuseada por um programa de edição de imagem e depois impressa.

 Tabela de correspondência das extinções sistemáticas e dos elementos de translação.

Malha A
 K + L = 2n

Malha B
 H + L = 2n

Malha C
 H + K = 2n

Malha I
 H + K + L = 2n

Malha F
 H, K, L todos par ou ímpar

 

 

 

Espelho a // (010)
H0L, H = 2n

Espelho a // (001)
HK0, H = 2n

Espelho b // (100)
0KL, K = 2n

Espelho b // (001)
HK0, K = 2n

Espelho c // (100)
0KL, L = 2n

Espelho c // (010)
H0L, L = 2n

Espelho n // (100)
0KL, K + L = 2n

Espelho n // (010)
H0L, H + L = 2n

Espelho n // (001)
HK0, H + K = 2n

Espelho n // (110)
HHL,  L = 2n

Espelho n // (011)
HKK, H = 2n

Espelho n // (101)
HKH, K  = 2n

Espelho d // (100) cúbico
0KL, K + L = 4n

Espelho d // (010) cúbico
H0L, H + L = 4n

Espelho d // (001) cúbico
HK0, H + K = 4n

Espelho d // (110) cúbico
HHL,  2H + L = 4n

Espelho d // (011) cúbico
HKK,  H + 2K = 4n

Espelho d // (101) cúbico
HKH,  2H + K = 4n

Espelho c  (hexagonal)
H-HL,  L = 2n

 

Eixo 21 // [100]
 H00, H = 2n

Eixo 21 // [010]
 0K0, K = 2n

Eixo 21, 42, 63 // [001]
 00L, L = 2n

 

Eixo 31, 32, 62 ,64 // [001]
 00L, L = 3n

Eixo 41, 43 // [001]
 00L, L = 4n

Eixo 61, 65 // [001]
 00L, L = 6n

 Trigonal (Se for malha R)
-H + K + L = 3n

Exemplo : Se o espelho // (100); os pontos com os índices 0, K, L não podem existir já que L é par.



Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans
Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010