Síntese de Fourier
  Comentários:
Este applet permite visualizar os resultados da síntese de Fourier, gerando também o sinal sonoro correspondente. Para ouvir este sinal é necessário que o computador tenha placa de som.
Os testes efectuados com um microfone ligado a um osciloscópio evidenciam que o sinal sonoro emitido por um altifalante não é exactamente igual ao sinal gerado mas, suficientemente parecido. Como é possível ir até ao harmónico 14, a frequência escolhida para o fundamental é próxima de 200 Hz.

Utilização:
Uma lista de opções permite seleccionar as formas das ondas pré-definidas ou criar (no modo Utilizador) uma forma de onda específica.
Clicando no nome de uma forma de onda, é provocado o posicionamento dos cursor e mostrada a respectiva forma. Os cursores vermelhos correspondem aos coeficientes an (termos cosseno) e os azuis aos coeficientes bn (termos seno). Fazendo deslizar o rato (sem clicar) em cima da zona dos cursores, mostra-se o valor dos coeficientes.
Note a diferença entre os desenvolvimentos de triângulo 1 e de triângulo 2 (mesmo sinal desfasado) e que a rampa é um sinal muito rico em harmónicos: este sinal pode ser utilizado para testar a largura de banda de amplificadores. Para os pulsos, é possível modificar a sua largura (entre 0,05 e 0,95 vezes o valor do período). Verifique que para uma largura de 0,5 se encontra uma rectangular.
Os coeficientes de desenvolvimento das formas pré-definidas podem ser consultados no texto PDFaqui.

Modo de utilização:
Para modificar um coeficiente, clique no cursor correspondente com o rato, deslize-o verticalmente e depois largue o botão do rato. Proceda da mesma forma com cada coeficiente que se pretende alterar. O botão [R a Z] permite anular todos os coeficientes.
Beats:
Depois de um reset, atribua um valor relevante os dois coeficientes sucessivos de ordem elevada: faz-se a soma de dois sinais de frequências próximas.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Maio de 2011