A Terra





 
Alguns números :
A Terra é sensivelmente esférica (raio polar = 6357 km e raio equatorial = 6378 km).
A cirfunferência equatorial é 40075 km.
A massa da Terra é da ordem dos 5,98 1024 kg e a sua massa volúmica é de 5,5 g/cm3.
 A Terra descreve em torno do Sol uma órbita, segundo um plano designado " eclíptica", que consiste numa órbita elíptica onde o Sol ocupa um dos focos. Essa distância ao Sol varia entre 147 103 000 quilómetros, em Janeiro (Periélio), e os 152 105 000 quilómetros, em Julho (Afélio).
A velocidade orbital é próxima  de 30 quilómetros por segundo.
A Terra roda sobre ela própria em 23 horas 56 minutos e 4 segundos, com um eixo inclinado de 23° 27' ao longo da eclíptica, fazendo variar consideravelmente ao longo do ano a luz solar.
As latitudes 23° 27' Norte e Sul são as latitudes dos Trópicos de Câncer, no Norte, e de Capricórnio, no Sul, onde o Sol chega na vertical, ao meio dia, nos solstícios de Junho (Trópico de Câncer) e de Dezembro (Trópico de Capricórnio), o Sol passa duas vezes por ano na vertical de qualquer local situado nos trópicos.
Os Círculos Polares, (latitude 66° 33'), marcam  os limites da noite polar no momento do solstício no hemisfério oposto. No interior dos Círculos Polares podemos ter dias e noites de 24 h.
O Sol passa no Zénite do Equador durante o equinócio de Setembro e Março.
Entre dois solstícios (ou equinócio) consecutivos, passa  um ano trópico de 365 dias 5 horas e 48 minutos.



O applet :
Para mover o eixo de rotação da Terra, clique no botão da esquerda do rato e arraste o cursor dentro da área do applet.
Para modificar a posição do meridiano principal, clique no botão da direita do rato e arraste o cursos dentro da área do applet.
A representação é um pouco grosseira mas a cada deslocamento, o programa calcula a projecção de 1200 segmentos e efectua o traçado.

 



Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010