Craveira
  A craveira (ou paquímetro, compasso de espessura, ou vernier - termo em francês de Pierre Vernier, matemático francês, 1580-1637) é um dispositivo utilizado para medições de comprimentos que usa o invenção do nónio do português Pedro Nunes. Numa régua graduada é colocado um cursor móvel, graduado de modo a m graduações do cursor corresponderem a n graduações da régua fixa.
Com m = 10 e n = 9 temos uma craveira 1/10, com m=20 e n =19 a uma de 1/20...
Princípio teórico:
Exemplo de uma craveira 1/10. Seja o ponto H da régua que corresponde à posição do zero (ponto C) do cursor. OH  corresponde a d (inteiro) divisões da régua.
Seja m o múmero de divisões do cursor que está exactamente em frente de uma divisão da régua (ponto P). A distância a medir OC é então igual a:
OC = OH + HPPC (valores algébricos). Ou HP = m.d, CP = m.d*9/10 = 0,9m.d. Seja OC = (n + 0,1m).d

Método: É localizada a posição zero do cursor e lida sobre a régua o número n inteiro de graduações; em seguida, é lido no cursor o número m dessa divisão que coincida com uma das divisões da régua graduada. A medida é n + m décimas graduações. 
Existem também craveiras lineares a 1/50 e craveiras circulares para medidas angulares. O princípio é o mesmo da craveira linear.

Utilização:
É feita a simulação de uma craveira de 1/10 ou de uma de 1/20 (a escolha cabe a cada utilizador). O objecto a medir é preso entre as duas garras do instrumento.
A amarelo, é apresentada a régua ampliada e a azul a sua craveira.
Clique no botão [Novo] para efectuar uma nova medida.
Introduza na caixa de texto o valor obtido utilizando o formato "x.xx" e valide.
Só é aceite a resposta correcta, caso contrário nada acontece.
O botão [Solução] apresenta  a resposta para os mais preguiçosos.


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Outubro de 2010