Viagem a Marte

A animação seguinte desafia o utilizador a encontrar um valor de velocidade inicial de lançamento e um momento oportuno para conseguir que a "nave que sai da Terra" seja capaz de chegar a Marte a bom termo. Tenha em linha de conta que o "lançamento é tangencial à trajectória.

Instruções:

1 - Defina a velocidade que deseja imprimir à "nave" na casa respectiva.

2 - Para iniciar o movimento active o botão no canto superior direito.

2 - Para ver as trajectórias dos corpos, marque a casa correspondente "Trace Orbits", e a partir do momento em que marque esta casa (ou que a desmarque) passa a vizulaizar ( ou não) as trajectórias os três corpos em presença: Terra, Marte e a "nave".

Quando entender que é o momento apropriado clique no botão "Shoot Mars" e aguarde os acontecimentos

Para parar, ou reiniciar, basta activar os botões de movimento.


Realizado por Heather Welsh para Michael Fowler da Universidade de Virgínia, Traduzido e adaptado por M. Silva Pinto para a Casa das Ciências em Fevereiro de 2009.