Esta aplicação permite demonstrar que a velocidade das ondas tranversais de uma corda sem rigidez de comprimento L, massa linear μ
e submetida a uma tensão T é dada pela relação:
c2 = T / μ.
As extremidades da corda estão fixas, estabelecendo-se um sistema de ondas estacionárias tal que: L = k.λ / 2 = k.c / (2.fk)
(k inteiro designa o número harmónico).
As frequências dos diferentes harmónicos são dadas por:
. O movimento da corda é uma combinação linear de todos os harmónicos; a amplitude de cada modo próprio
é função das condições iniciais.
Estudemos unicamente o modo fundamental (k = 1).
Utilização:
O programa permite alterar os três parâmetros que influenciam a frequência.
Atenção às unidades no cálculo das frequências. A tensão é expressa em newtons e não em quilogramas como é por vezes
visto em alguns locais.
O comprimento máximo e a variação possível de comprimento correspondem a uma corda de violoncelo.
A classe utilizada para a síntese do seu som (sun.audio) não está documentada.
Será preferível desligar o som depois de sair deste applet.
Clique na área do applet para parar a animação.
Em música, a frequência de referência é a 3, cuja frequência é, por convenção,
igual a 440 Hz. Em música ocidental é usada uma gama moderada de frequências: cada oitava (que corresponde a uma duplicação da frequência)
é dividida em 12 tons ou semi-tons.
Se colocarmos x = (O − 3) + (n − 10)/12 (O número da oitava e da nota), a frequência da nota n é da gama
moderada dada por fn = 440.2x. O domínio audível (20 à 20000 Hz) compreende as oitavas de −1 à 9.
Valores das frequências da gama moderada
Nota |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
Dó |
32,7 |
65 |
131 |
262 |
523 |
1046 |
2093 |
4186 |
Dó # |
34,6 |
69 |
139 |
277 |
554 |
1109 |
2217 |
4435 |
Ré |
36,7 |
74 |
147 |
294 |
587 |
1175 |
2349 |
4698 |
Ré |
38,9 |
78 |
156 |
311 |
622 |
1244 |
2489 |
4978 |
Mi |
41,2 |
83 |
165 |
330 |
659 |
1318 |
2637 |
5274 |
Fá |
43,6 |
87 |
175 |
349 |
699 |
1397 |
2794 |
5588 |
Fá # |
46,2 |
92,5 |
185 |
370 |
740 |
1480 |
2960 |
5920 |
Sol |
49 |
98 |
196 |
392 |
784 |
1568 |
3136 |
6272 |
Sol # |
51,9 |
104 |
208 |
415 |
831 |
1661 |
3322 |
6645 |
Lá |
55 |
110 |
220 |
440 |
880 |
1760 |
3520 |
7040 |
Lá # |
58 |
117 |
233 |
466 |
932 |
1865 |
3730 |
7458 |
Si |
62 |
123 |
247 |
494 |
988 |
1975 |
3951 |
7902 |
Instrumentos de cordas:
São classificados em 3 famílias: Cordas friccionadas, Cordas percutidas e Cordas sopradas.
Família do violino
|
Comprimento das cordas |
Fundamentos das cordas |
Violino |
33 cm |
mi4 la3 ré3 sol2 |
Alto |
35 cm |
la3 ré3 sol2 ut2 |
Violoncelo |
70 cm |
la2 ré2 sol1 ut1 |
Contrabaixo |
100 m |
sol1 ré1 la0 mi0 |
O comprimento útil da corda é limitado pelo cavalete (peças de madeira natural com cordas) e uma pestana. A tensão é assegurada pelas cravelhas.
O instrumentista modifica o comprimento da corda pressionando os trastos (pequenos pedaços de madeira paralelos às cordas).
A vibração da corda é mantida através da fricção com um arco. Piano: É um instrumento de cordas percutidas.
O comprimento e a tensão das cordas são constantes.
O registo possível vai de -1 a6, com 85 notas (12 teclas por oitavas) e 225 cordas.
Cordas sopradas: Nesta família incluem-se o cravo, a harpa, o bandolim e o violão.
Para a guitarra, com 6 cordas (mi1, lá1, ré2, sol2,
si2 e mi3) a chave comporta as pestanas que definem precisamente o comprimento da zona vibrante da corda.
Para que as cordas tenham um comprimento razoável são necessárias cordas com uma grande massa linear. Para não aumentar a rigidez, utilizam-se
específicas: sobre uma corda normal, é enrolado um fio de cobre que aumenta a massa mas não a rigidez.
Dispositivo experimental
Para a grande parte dos instrumentos de cordas, é modificado unicamente o comprimento da corda para obter uma nota específica.
Existe uma excepção, o "dan dôc huyen", instrumento tradicional vietnamita, que consiste num única corda
esticada num tubo de bambu, que age como amplificador.
Numa extremidade a corda passa por cima de uma pestana e na outra é fixada numa haste vertical de bambu.
Para modificar o tom da nota, o instrumentista modifica a tensão da corda actuando sobre esta haste.
Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles Université du Maine - Le Mans
Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências
por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Março de 2011
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