Luneta astronómica

 

lunette

Luneta astronómica:
Consiste num sistema óptico utilizado para aumentar o diâmetro aparente dos objectos localizados no infinito e para aumentar a nitidez dos objectos sem diâmetro aparente, como as estrelas.

A luneta possui uma objectiva convergente de grande distância focal, corrigida para as aberrações cromáticas (doublet convergente formado por uma lente convergente e uma lente divergente, com dispersões diferentes) e uma ocular convergente de curta distância focal.

O objecto está localizado no infinito e a imagem dada pela objectiva forma-se no seu plano focal. Se a posição da ocular é tal que o seu foco coincide com o da objectiva, a imagem final é situada no infinito. A ampliação G = α' / α da luneta é assim igual à razão das distâncias focais G = f ’1 / f ’2. A imagem é invertida. Esta luneta muito dificilmente pode ser usada em observações terrestres.
É possível utilizar um sistema de espelhos (que pode ser feito através de prismas) ou uma lente intermédia para corrigir a imagem. Neste caso obtém-se a luneta terrestre (ou de Galileu).