Autor: Gilbert Gastebois

Esta aplicação permite o estudo das principais funções de um osciloscópio (tipo Hameg).


GBF:

   Para modificar os seus parâmetros, é possível:

       - Utilizar o rato para deslizar os cursores f (Frequência dos sinais), phi (Desfasamento de S1 em S2), a1 (Amplitude de S1) ou a2 (Amplitude de S2)

       - Utilizar as teclas Cima/Baixo do teclado. (Para mudar de parâmetro, use o rato ou a barra de espaço do teclado.)
       - Dispõe também de diferentes botões que permitem reduzir/restabelecer as amplitudes (com um fator de 10), multiplicar a frequência de S2 por 2, 3 ou 4, passar de sinais sinusoidais a triangulares ou quadrados (para estes últimos, pode-se também clicar nos LEDs).


Osciloscópio:
       - Para girar os botões das sensibilidades e da base de tempo, clique sobre os mesmos e faça-os deslizar ou clique nas caixas que encontra à volta dos botões. (Os valores das sensibilidades e da base de tempo podem ser visualizados na parte de baixo e de cima do ecrã.)
       - Para girar os botões de desfasamento, clique sobre os mesmos e faça-os deslizar ou clique à direita ou à esquerda dos botões (o deslocamento é mais rápido se clicar num ponto afastado do centro do botão).

       - Dispõe ainda de diferentes botões CHI, Dual, CHII e X-Y, que lhe permitem visualizar apenas S1, S1 e S2, apenas S2 ou S1 em Y e S2 em X (os LEDs amarelos indicam o canal diretor).
       - Os botões gd permitem fazer um curto-circuito entre as entradas CHI e CHII.

      Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa e Manuel Silva Pinto em novembro de 2011