Porque é que existem "fases" da Lua?

É necessário que tenha o seu navegador atualizado para poder ver isto!
            Clique sobre a Lua para mover o 'terminador'...

Este é um modelo da vista do espaço. Os tamanhos e distâncias relativos não são proporcionais aos reais. O mesmo ocorre com a inclinação do plano orbital da Lua na opção de visualização oblíqua.

Explore que proporção da Lua que está sempre em escuridão:
Para cada posição da Lua na sua órbita (representada pelo círculo cinzento claro), clique sobre a Lua para mover o 'terminador' (a linha entre a área iluminada e área escura) até à posição que considere correta. Depois, clique no botão 'Verificar a resposta!'.

A qualquer momento, pode alterar o ponto de vista do modelo, selecionando os botões 'Mostrar vista oblíqua' ou 'Mostrar vista superior'.

Quando clica em 'Verificar a resposta!', se tiver acertado, será encorajado a mover a Lua para uma posição diferente na sua órbita; se não tiver acertado, receberá instruções para tentar de novo e posicionar o terminador corretamente.

Depois de demonstrar várias vezes que consegue acertar na resposta à primeira oportunidade, vai avançar para outro nível para explorar a vista da Lua, tal como se vê desde a Terra.

(Nas visualizações iniciais, a Terra surge na sua posição aproximada durante o inverno, com o Hemisfério Norte inclinado em direção do Sol.)


Copyright © 2012 por Tom Whittaker.
As imagens são cortesia da NASA.