Fermentação

As séries de reações catabólicas podem ocorrer em condições anaeróbias (ausência de oxigénio) ou em condições aeróbias (na presença de oxigénio).

Existem seres vivos em que a mobilização de energia a partir da degradação de compostos orgânicos se realiza exclusivamente em meios desprovidos de oxigénio, são anaeróbios obrigatórios.

Outros seres vivos podem mobilizar a energia de compostos orgânicos em condições de anaerobiose e de aerobiose, são anaeróbios facultativos, de que são exemplo as leveduras.

Em condições de anaerobiose uma das vias bioquímicas de catabolismo que permite a transferência de energia contida nos compostos orgânicos para moléculas de ATP, é a fermentação.

Em seres aeróbios, há exemplos que envolvem o metabolismo fermentativo em algumas células, quando as concentrações de oxigénio são muito baixas, como é o caso de raízes situadas em solo alagado e de células musculares animais em exercício físico muito intenso.

Questão Verdadeiro ou Falsa

Existem vários tipos de fermentação que conduzem à formação de diferentes compostos orgânicos. Aqui são apresentadas a fermentação alcoólica e a fermentação lática.

Fermentação alcoólica
  Fermentação lática
 

Analisa os dados e classifica de Verdadeira ou Falsa cada uma das afirmações.



são regeneradas moléculas de NAD+ durante a oxidação do ácido pirúvico.

Verdadeiro Falso


A fermentação alcoólica compreende uma série de reações em que a oxidação de uma molécula de glicose conduz à formação de álcool etílico, dióxido de carbono e ATP.

Verdadeiro Falso


A fermentação lática compreende uma série de reações em que a oxidação de compostos orgânicos (glicose) conduz à formação de ácido lático e ATP.

Verdadeiro Falso


A fermentação é uma via bioquímica de anabolismo.

Verdadeiro Falso


A fermentação é uma via bioquímica que permite a transferência de energia da oxidação incompleta de compostos orgânicos como a glicose, para moléculas de ATP.

Verdadeiro Falso
Questão Verdadeiro ou Falsa

A fermentação alcoólica pode ser observada na produção de pão e de bebidas alcoólicas. O fermento utilizado no fabrico do pão é uma levedura (um tipo de fungos unicelulares), que realiza fermentação alcoólica. O CO2 produzido acumula-se na massa e faz com que ela cresça.

Na produção de pão caseiro utiliza-se farinha, sal, água e leveduras (fermento biológico). Os ingredientes são misturados e amassados. Depois de algum tempo (1 a 2 horas), a massa aumenta de volume e exala um cheiro a álcool estando pronta para ser levada ao forno.



Sabe-se que uma bolinha da massa inicial colocada num copo com água, vai ao fundo. Após algum tempo é de esperar que a bolinha suba à superfície do copo.

Verdadeiro Falso


No processo acima descrito os polissacarídeos da farinha são utilizados diretamente na fermentação.

Verdadeiro Falso
Questão Verdadeiro ou Falsa

Um biólogo colocou numa garrafa térmica, uma solução de glicose a 30% e levedura, deixando um espaço de cerca de 5 cm entre o nível do líquido e a “boca” da garrafa térmica. Identificou essa garrafa com o número 1. Noutra garrafa térmica, colocou apenas água e glicose e identificou com o número 2. Tapou ambas as garrafas com rolhas de cortiça nas quais inseriu um termómetro e, ao rolhar as garrafas, os termómetros ficaram com as extremidades mergulhadas nas respetivas soluções. O biólogo anotou, em ambas as garrafas, as temperaturas iniciais.



Após 24 horas, o biólogo voltou a anotar as temperaturas de ambas as garrafas e observou que a temperatura da garrafa 1 era menor que a da garrafa 2.

Verdadeiro Falso
Questão Verdadeiro ou Falsa
A fermentação lática, realizada por bactérias láticas, é o processo explorado na transformação do leite (que apresenta pH 6) em iogurtes (com pH 4,5) e queijos. Em pH 4,5 as proteínas do leite precipitam originando a sua coagulação. Na produção de iogurte líquido o coágulo é rompido por agitação após a fermentação.


A sacarose, açúcar contido no leite, é consumida no processo.

Verdadeiro Falso


A formação de iogurte deve-se à precipitação das gorduras em meio ácido.

Verdadeiro Falso