Glicólise

A glicólise é uma sucessão de reações que aqui se apresentam, não para que as memorizes, mas para que repares nas pequenas alterações que ocorrem com a molécula de glicose, a qual é degradada em 2 moléculas de piruvato.

Durante este processo, as células geram ATP a partir de ADP e regeneram NADH a partir de NAD+, sendo que o ATP e o NADH representam o rendimento energético líquido da glicólise.

A glicose entra nas células por meio de transportadores específicos e as enzimas que participam na glicólise, uma por cada reação, encontram-se no citoplasma.

Questão Verdadeiro ou Falsa

Analisa cada uma das seguintes reações químicas e classifica de Verdadeiro ou Falso cada uma das afirmações.



Primeira reação da glicólise

Na primeira reação da glicólise, a formação da glicose 6-fosfato foi acompanhada da fosforilaçao de uma molécula de ATP.


Verdadeiro Falso



Segunda reação da glicólise

Na segunda reação da glicólise, a molécula formada, frutose 6-fosfato, mantem a mesma fórmula química da glicose 6-fosfato.


Verdadeiro Falso



Terceira reação da glicólise

Na terceira reação da glicólise, a molécula de frutose 1,6-bifosfato é menos energética que a glicose 6-fosfato.

Verdadeiro Falso



Quarta reação da glicólise

Na quarta reação da glicólise, o açúcar de 6 carbonos divide-se em duas moléculas de 3 carbonos, cada uma delas com um grupo fosfato.


Verdadeiro Falso



Quinta reação da glicólise

Na quinta reação da glicólise, a possibilidade de interconversão destas duas moléculas é reveladora dos ajustes/feedbacks que constantemente ocorrem no metabolismo celular.


Verdadeiro Falso



Sexta reação da glicólise

Na sexta reação da glicólise, as moléculas de gliceraldeído 3-fosfato são reduzidas (libertam-se eletrões) e o NAD+ é oxidado a NADH e H+ (um total de 2 moléculas de NADH e 2 iões H+ por molécula de glicose).


Verdadeiro Falso


 

Sétima reação da glicólise

Na sétima reação da glicólise, o fosfato da posição 1 separa-se da molécula de 1,3-bifosfoglicerato e usa-se para formar ATP (um total de duas moléculas de ATP por molécula de glicose).

Verdadeiro Falso


 

Oitava reação da glicólise

Na oitava reação da glicólise, o grupo fosfato restante transfere-se enzimaticamente, da posição 3 para a posição 2.


Verdadeiro Falso


 

Nona reação da glicólise

Na nona reação da glicólise, a conversão do 2-Fosfoglicerato em Fosfoenolpiruvato foi acompanhada do consumo de uma molécula de água.


Verdadeiro Falso


 

Décima reação da glicólise

Na décima reação da glicólise, o grupo fosfato é transferido para uma molécula de ADP, formando-se uma nova molécula de ATP (no total duas moléculas de ATP por molécula de glicose).

Verdadeiro Falso


 

Visão geral da glicólise

A série de reações que analisaste e que se resumem nesta animação, ocorrem em quase todas as células vivas, desde os procariontes mais simples até às células do teu corpo.

Durante a glicólise consomem-se 2 ATP que funcionam como energia de ativação e formam-se 4 ATP e 2 NADH, pelo que, o rendimento energético líquido desta via bioquímica é de 2 ATP e 2 NADH por molécula de Glicose.


Verdadeiro Falso