Proposta de correção

Apresenta-se de seguida a proposta de correção (destacada a negrito nas opções) para cada uma das questões apresentadas na autoavaliação.
1. No gráfico seguinte, observa-se a produção de CO2 e ácido lático em algumas células do músculo de um atleta que está a realizar atividade física.
 

Analisa as afirmações seguintes relativas à variação da produção de CO2 e de ácido lático em A e B.
I. A partir de T1 o suprimento de O2 no músculo é insuficiente para as células musculares realizarem respiração aeróbia.
II. O CO2 produzido em A é um dos produtos da respiração aeróbia, durante o processo de produção de ATP pelas células musculares.
III. Em A, as células musculares estão a realizar respiração aeróbia e, em B, um tipo de fermentação.
IV. A partir de T1, a produção de ATP pelas células musculares deverá aumentar.

Das afirmações descritas acima, estão corretas:

Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV
2. Os compartimentos e membranas das mitocôndrias contêm componentes que participam do metabolismo energético desse organelo, cujo objetivo primordial é o de gerar ATP para uso das células. No esquema seguintes, os compartimentos e as membranas mitocondriais estão codificados pelos números 1, 2, 3 e 4.
 
 
Considera os seguintes componentes do metabolismo energético: citocromos, ATP sintase e enzimas do ciclo de Krebs. Esses componentes estão situados nas estruturas mitocondriais codificadas, respectivamente, pelos números:

1, 2 e 4.
3, 3 e 2.
4, 2 e 1.
4, 4 e 1.

3. Numa espécie de levedura (fungo unicelular) utilizada na produção de cerveja foi identificada uma linhagem mutante, denominada Petite (do francês pequeno). A linhagem Petite não apresentava atividade mitocondrial. O gráfico a seguir relaciona as taxas de crescimento das linhagens original e Petite com a concentração de oxigénio no meio de cultura. Ambos os eixos utilizam unidades arbitrárias.
 

Durante o crescimento, ocorre libertação de dióxido de carbono

na linhagem original.
na linhagem Petite.
nas linhagens original e Petite.
em nenhuma das linhagens.

4. Considera os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma planta. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for

usado diretamente como substrato da respiração aeróbia pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
hidrolisado e a glicose resultante for usada na respiração aeróbia pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
hidrolisado pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
hidrolisado por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.

5. Dois microorganismos, X e Y, mantidos em meio de cultura sob condições adequadas, receberam a mesma quantidade de glicose como único substrato energético. Após terem consumido toda a glicose recebida, verificou-se que o microorganismo X produziu três vezes mais CO2 do que o Y.
Considerando estas informações, conclui-se ter ocorrido:

fermentação alcoólica no microrganismo X.
fermentação lática no microorganismo X.
respiração aeróbia no microorganismo Y.
fermentação alcoólica no microorganismoY.

6. O cianeto atua inibindo o último complexo da cadeia respiratória. Será correto afirmar que na célula, em consequência dessa inibição,

não há interrupção na cadeia transportadora de eletrões e a produção de ATP não é alterada.
toda a cadeia respiratória se interrompe, cessa a produção de ATP e ocorre a morte celular.
não há interrupção na cadeia transportadora de eletrões e sim um aumento compensatório na produção de ATP.
a célula torna-se dependente da fermentação cujo rendimento energético é superior ao da respiração aeróbica.

7. O etanol contido numa bebida alcoólica é uma molécula que atravessa facilmente a membrana celular, sendo absorvido através das mucosas da boca, esófago, estômago, cólon e a maior parte a nível do intestino delgado. Pode ser excretado diretamente pelos pulmões, urina e suor, mas a maior parte é metabolizado em acetaldeído pelo fígado.

Em pequenas quantidades, o etanol inicialmente possui efeito depressor sobre os neurónios dopaminérgicos do sistema límbico (região do cérebro responsável pelos sentimentos e emoções). Esses neurónios inibem alguns dos nossos sentimentos e emoções e portanto a ação depressora do álcool sobre neurónios inibitórios leva à excitação, desinibição e euforia. Ao continuar a ingestão de álcool, o mesmo atinge também outras áreas do cérebro, com ação predominantemente excitatória e a partir daí começa a haver inibição, sonolência, torpor e até coma.

Como uma substância tóxica que deprime o sistema nervoso central, o etanol deve ser eliminado imediatamente, por isso tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas. É uma fonte de energia que, ao contrário dos lipidos e glícidos, não pode ser armazenada no organismo.

Praticamente todo o etanol que se biotransforma no organismo sofre um processo oxidativo. Primeiro a enzima álcool-desidrogenase converte o etanol em acetaldeído e depois enzima aldeído-desidrogenase converte o aldeído em ácido acético (acetato). Este é convertido em acetil-coenzima A, a qual participa do ciclo de Krebs onde se formam NADH e FADH2 que na cadeia respiratória contribuem para a produção de ATP.
 
 
Após análise dos dados fornecidos conclui-se que

o equilíbrio de concentrações de etanol entre o sangue e os tecidos demora muito tempo a ser alcançado.
a velocidade de absorção aumenta com o enchimento gástrico e com a presença de proteínas, lípidos ou glícidos que interfiram com a absorção.
os altos níveis de NAD+, com origem na oxidação do etanol, podem ser responsáveis pelo decréscimo da glicólise.
os produtos finais da decomposição do álcool são dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).