Skip Over Navigation Links

A Nova Genética

Glossário

A | B | C | D | E | G | H | I | M | N | P | R | S | T | V

Aminoácido A unidade constituinte das proteínas. Existem 20 aminoácidos, cada um dos quais codificado por três nucleótidos adjacentes numa sequência de DNA. — Leia o artigo sobre os Aminoácidos na Wikiciências (link externo).

Antecipação Processo de doença no qual, a cada geração que passa, os sintomas são cada vez mais precoces e cada vez mais severos.

Biofilme Uma camada viscosa que se desenvolve naturalmente quando as bactérias se congregam em superfícies.

Bioinformática Campo da Biologia que se especializa no desenvolvimento de hardware e software para armazenar e analisar a enorme quantidade de dados gerada pelos cientistas.

Biologia de Sistemas Campo que procura estudar as relações e interações entre várias partes de um sistema biológico (vias metabólicas, organelos, células e organismos) e integrar esta informação de modo a compreender o funcionamento dos sistemas biológicos.

Biotecnologia O uso industrial de organismos vivos ou de métodos biológicos derivados da investigação básica. Os exemplos vão desde a engenharia genética até ao fabrico do queijo ou pão. — Leia o artigo sobre a Biotecnologia na Wikiciências (link externo).

Célula Estaminal Uma célula que tem a capacidade de se desenvolver em diferentes tipos de células do corpo.

Chip de DNA Veja microarray.

Chip Genético Veja microarray.

Circadiano Refere-se a um período de cerca de 24 horas. Aplica-se especialmente a ritmos biológicos repetitivos, como o ciclo do sono.

Clonagem Em genética, é o processo que permite fazer muitas cópias de um gene ou de um organismo. O termo também se refere ao isolamento e manipulação de um gene. — Leia o artigo sobre os Clones na Wikiciências (link externo).

Cromatina A organização e denso empacota-mento do DNA no núcleo das células.

Cromossoma Uma estrutura celular que contém genes. Os cromossomas são compostos por DNA e proteínas. Os seres humanos têm 23 pares de cromossomas em cada célula do corpo, um deles proveniente do pai e outro proveniente da mãe. — Leia o artigo sobre os Cromossomas na Wikiciências (link externo).

Diploide Que tem duas cópias de cada cromossoma. — Leia o artigo sobre os indivíduos ou células Diploides na Wikiciências (link externo).

DNA Abreviatura de ácido desoxirribonucleico, a molécula que contém o código genético de todas as formas de vida (com exceção de alguns vírus). Consiste em duas longas cadeias espiraladas de nucleótidos. Cada nucleótido contém uma base azotada, uma molécula de fosfato e uma molécula do açúcar desoxirribose. As bases dos nucleótidos de DNA são a adenina, a timina, a guanina e a citosina. — Leia o artigo sobre o DNA na Wikiciências (link externo).

DNA polimerase Enzima que copia o DNA.

DNA Recombinante DNA híbrido obtido em laboratório através da junção de fragmentos de DNA proveniente de diferentes fontes. — Leia o artigo sobre o DNA recombinante na Wikiciências (link externo).

Enzima Uma substância (muitas vezes proteica) que acelera, ou catalisa, uma reação química sem ser permanentemente alterada ou consumida. — Leia o artigo sobre as Enzimas na Wikiciências (link externo).

Epigenética Estudo de alterações hereditárias nas funções dos genes que ocorrem sem que haja uma alteração na sequência de DNA.

Eucariota Organismo cujas células possuem um núcleo rodeado por uma membrana. — Leia o artigo sobre os organismos Eucariotas na Wikiciências (link externo).

Exão Sequência de DNA num gene que codifica um produto proteico.

Expressão genética Processo pelo qual os ge-nes são convertidos em RNA mensageiro e, depois em proteínas.

Farmacogenética Estudo de como o perfil genético das pessoas afeta a sua resposta aos medicamentos.

Gene Um segmento de uma molécula de DNA que contém informação para o fabrico de uma proteína ou, por vezes, uma molécula de RNA. — Leia o artigo sobre os Genes na Wikiciências (link externo).

Genética Estudo científico dos genes e da hereditariedade (de como qualidades ou características particulares são transmitidas dos progenitores aos descendentes). — Leia o artigo sobre a Genética na Wikiciências (link externo).

Genoma Todo o material genético de um organismo. — Leia o artigo sobre os Genomas na Wikiciências (link externo).

Genómica Uma versão "ampliada" da investigação genética na qual os cientistas podem analisar um grande número de genes, ou até mesmo todos os genes, de um organismo ao mesmo tempo.

Genómica Comparativa Estudo da genética humana, por comparação com a genética de outros organismos.

Haploide Que contém apenas uma cópia de cada cromossoma, como acontece nos espermatozoides e óvulos. — Leia o artigo sobre os indivíduos ou células Haploides na Wikiciências (link externo).

Haplótipo Um conjunto de genes associados ou polimorfismos de DNA que são herdados como uma unidade.

Histona Tipo de proteína que se encontra nos cromossomas. As histonas unidas ao DNA parecem as "contas de um colar".

Homeobox Sequência de DNA que se encontra nos genes envolvidos na regulação do desenvolvimento dos animais, fungos e plantas.

Imprinting Fenómeno no qual um gene pode ser expresso diferencialmente nos descendentes, dependendo se foi herdado do pai ou da mãe.

Interferência pelo RNA (RNAi) Processo de silenciamento de genes no qual RNAs de cadeia dupla desencadeiam a destruição de RNAs específicos.

Intrão Sequência de DNA, ou uma sequência de RNA transcrita a partir da mesma, que interrompe as sequências que codificam um produto génico (exões).

Meiose O tipo de divisão celular que dá origem aos espermatozoides e aos óvulos. — Leia o artigo sobre a Meiose na Wikiciências (link externo).

Microarray Por vezes também chamado chip genético ou chip de DNA. Os microarrays consistem num grande número de moléculas (muitas vezes, mas nem sempre, de DNA) distribuídas em filas num espaço muito pequeno. Os microarrays permitem o estudo da expressão genética pelos cientistas, ao dar uma visão de todos os genes que estão ativos numa célula num dado momento.

MicroRNA Pequeno fragmento de RNA de cadeia simples que não codifica uma proteína, mas que controla a expressão de genes.

Mitocôndria A central energética da célula, que fornece a energia para que a célula cumpra todas as suas funções. Cada célula contém até 1000 mitocôndrias. Estas estruturas têm os seus próprios pequenos genomas, chamados DNA mitocondriais.

Mutação Alteração numa sequência de DNA. — Leia o artigo sobre as Mutações na Wikiciências (link externo).

Núcleo Estrutura da célula eucariótica que contém a maior parte do seu material genético.

Nucleótido A unidade constituinte do DNA ou RNA. Inclui uma base, uma molécula de fosfato e uma molécula de açúcar (desoxirribose no DNA; ribose no RNA). — Leia o artigo sobre os Nucleótidos na Wikiciências (link externo).

Proteína Molécula constituída por subunidades chamadas aminoácidos. As proteínas são os principais "materiais de construção" das células e fazem a maior parte das suas tarefas. — Leia o artigo sobre as Proteínas na Wikiciências (link externo).

Replicação Processo pelo qual o DNA se autocopia, de modo a dar origem a um novo genoma que passará à célula filha. — Leia o artigo sobre a Replicação na Wikiciências (link externo).

Ribossoma Estrutura da célula onde são fabricadas as proteínas. A maioria das células contém milhares de ribossomas.

RNA Abreviatura de ácido ribonucleico, a molécula que transporta as instruções do DNA para o fabrico de proteínas. Consiste numa longa cadeia de nucleótidos. Cada nucleótido contém uma base, uma molécula de fosfato, e uma molécula do açúcar ribose. As bases dos nucleótidos do RNA são a adenina, o uracilo, a guanina e a citosina. — Leia o artigo sobre o RNA na Wikiciências (link externo).

RNA polimerase Enzima que transcreve uma sequência de DNA, dando origem a mRNA.

Sequenciação Também chamada sequenciação de DNA ou sequenciação genética. É a descoberta da ordem exata dos "blocos" constituintes (veja nucleótido) de um fragmento particular de DNA.

Splicing de RNA Processo pelo qual os intrões são removidos e os exões unidos a partir de uma molécula de RNA recém-transcrita, para produzir uma molécula de mRNA.

Telómero Sequência repetitiva de DNA que se encontra nas extremidades dos cromossomas.

Tradução O segundo grande passo da expressão genética. Nesta fase, as instruções codificadas no RNA são levadas a cabo pelo fabrico de uma proteína, ou dando início ou finalizando a síntese proteica. — Leia o artigo sobre a Tradução na Wikiciências (link externo).

Transcrição O primeiro grande passo da expressão genética. Nesta fase, a informação codificada no DNA é copiada para uma molécula de RNA. — Leia o artigo sobre a Transcrição na Wikiciências (link externo).

Variante Uma versão diferente de um gene, que apresenta uma sequência de nucleótidos ligeiramente diferente.

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa em junho de 2013.